sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sobre o Município de Dom Inocêncio



Localizado no sertão nordestino, sudeste do estado do piauí, o município de Dom Inocêncio tem 21 anos de existência. Criado em 1963 e anulado em 1965. Recriado oficialmente no dia 7 de junho de 1988 (Lei n° 42060. Foi desmembrado de São Raimundo Nonato, onde era o povoado Curral Novo. Possui área territorial de 3849 quilômetros quadrados. Fica distante 700 Km  da Capital Teresina. Possui clima Tropical Semi-árido. O nome do municcípio foi colocado em homenagem a Dom Inocêncio Lopes Santamaría, espanhol, Ex- bispo da prelazia de Bom Jesus do Gurguéia. Sua população segundo último censo do IBGE é de 10.300 habitantes.

Localiza-se sob as coordenadas 7 graus de latitude sul e 42 graus de longitude oeste, limita-se ao norte com os municípios de São João do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira e Lagoa do Barro do Piauí, ao sul com Remanso- BA; a leste com Remanso e Casa Nova-BA e a oeste com Coronel José Dias, fazendo parte da microrregião n° 096- São Raimundo Nonato.

      Com uma altitude média de 400 metros, sua principal serra é a Serra do Boqueirão. Encontra-se na faixa divisória de águas entre as bacias dos rios Parnaíba e São Francisco. Seus solos são raros e muito permeáveis. No subsolo, que curiosamente não tem lençóis freáticos, repousa uma extensa formação cristalina, inviabilizando a captação de águas, seja por poços artesianos, seja por Cacimbões. O único rio do município é o Rio Piauí, seus principais afluentes são: os riachos Itacoatiara e Pedra Branca, este último passa pela sede do município, nele há o Açude Nonato, conhecido como Barragem do Oiti.

Existem muitos outros riachos menores e todas as águas vão para o rio Piauí que é a calha principal.
Não há água encanada em Dom Inocêncio. A distribução da população se dá nos pontos menos secos e nos solos menos áridos.
A economia do município é baseada no cultivo de pequenos roçados, alguma atividade comercial e criadouro extensivo de caprinos.
A cultura inocentina é muito rica e tem no forró e no bordado  sua principal expressão. O povo é alegre e festeiro.

Pesquisar